Robô desenvolvido por indiano pode tirar fotografias perfeitas

Um pesquisador indiano criou um robô humanoide com algumas habilidades, dentre as quais se destaca a sua aptidão para a fotografia. Com uma câmera acoplada em sua cabeça e seguindo dois princípios básicos de fotografia, o robô NAO pode roubar o emprego de muito fotógrafo por aí.

O robô foi desenvolvido por Raghudeep Gadee, do Instituto Internacional de Tecnologia da Informação, em Hydrabad, na Índia. O site New Scientist explica que o robô NAO obedece dois princípio básicos para a “foto perfeita”: a regra dos terços e a proporção áurea.

O primeiro princípio determina que toda fotografia deve ser dividia em três partes iguais, tanto horizontal quanto verticalmente, e as porções mais interessantes da imagem deve ser posicionadas nos cruzamentos das linhas imaginárias. O segundo princípio determina que o horizonte da fotografia deve estar posicionado em um local que divida a foto em duas partes cuja razão seja a proporção áurea, que equivale a 1,62, aproximadamente.

Além disso, o robô ainda confere algumas características das fotografias tiradas para avaliar sua qualidade, como foco, cor e saturação. A cada foto, o NAO analisa o resultado e, se ela estiver abaixo do padrão qualidade estabelecido no algoritmo, o robô descarta a imagem e tira outra fotografia.

Gadee explicou que já existem robôs que tiram fotografia, porém eles contam com o reconhecimento facial ou de tons de pele para identificar as porções mais interessantes da imagem. “Nosso sistema, possui uma abordagem mais genérica”, conta o pesquisador. Entretanto, é justamente por isso que outro pesquisador, Bill Smart, da Universidade de Washington (EUA), acredita que robôs nunca ganharão um concurso contra humanos.

“Os robôs podem até tirar fotos perfeitas seguindo padrões de qualidade, mas nunca saberão determinar o que são os pontos de interesse em uma imagem”, afirma Smart. Gadee não deixa de concordar com ele, mas afirma que o NAO pode ser utilizado para fotografias pré-determinadas, como em estádios, shows, comerciais e outros.

Fonte: http://dpavani.geek.com.br/posts/16657-robo-desenvolvido-por-indiano-pode-tirar-fotografias-perfeitas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s